segunda-feira, 19 de abril de 2010

Análise crítica do site Comunique-se

O site http://www.comuniquese.com.br/ intitulado Comunique-se se inicia com uma home confusa, com muitos textos e poucas imagens, além de seu layout ultrapassado e com poucos atrativos e pouca interatividade ao passar do mouse, sua arquitetura também é ultrapassada, notasse a utilização de frames, o que está em desuso e dificulta a indexação dos mecanismos de busca.
Não há notícias em destaque.
Percebo que o pecado deste site está na sua composição de portal, muita informação misturada e fora de categorias que poderiam facilitar a navegabilidade e a busca de informações que realmente estejam sendo procuradas.
Há um apelo desnecessário e incômodo de forçar a pessoa a preencher um cadastro antes de ler a notícia, isto faz com que se desista da leitura, pois a regra é o oposto, ou seja, produza conteúdo relevante e naturalmente as pessoas se cadastrarão, além disso, corre-se o risco da pessoa se cadastrar e na verdade considerar a notícia desinteressante, acarretando em falsa idéia de popularidade de determinada matéria.
Em determinadas seções, o menu some e não há como voltar ao início do portal, neste sentido, a usabilidade é prejudicada e a curva de aprendizagem reduzida.
Pelo bem da pesquisa resolvi me cadastrar e mais uma surpresa, como se isso já não bastasse, o cadastro ainda tem 5 passos... vamos lá, já volto. Nossa, até meu CPF!!!!

Passo 2 de 5

Os campos com * são obrigatóriosO(s) seguinte(s) erro(s) foi (foram) encontrado(s):

  - O 'Login' escolhido já está em uso por outro usuário. Por favor, escolha outro.

 
Que dificuldade... Imaginem quem não tem muita intimidade com a web ou com os teclados.

Vejam o absurdo, o site travou no segundo passo, eu tive que reiniciar o browser e nem me lembro mais qual a matéria que pretendia ler.
Sério mesmo, já se passaram 15 minutos e eu ainda não passei da segunda etapa de cadastro para poder ler uma matéria que nem sei se irá realmente me agradar.
Com a velocidade e dinamizmo da web, neste mesmo período de tempo eu poderia ter recebido muita informação via twitter por exemplo.
Por fim, o site não está mais abrindo, mas querem saber de uma coisa? nem precisa abrir mesmo, pois com certeza aquela notícia pode ser lida em milhares de outras páginas sem esforço algum, talvez nem válha mesmo tanto esforço.
Em resumo, este site está muito longe de atingir as espectativas dos ávidos leitores do mundo virtual. Em uma cultura tão dinâmica, dificultar o acesso a leitura é um "tiro no pé", principalmente tratando-se de um jornal e com um domínio tão diferente de sua proposta (comuniquese).
Mas sou persistente, consegui chegar ao passo 3 do cadastro.
SURPRESA... consegui chegar ao passo 4? Que nada:

erro
Microsoft OLE DB Provider for SQL Server erro '80040e07'
The conversion of a varchar data type to a datetime data type resulted in an out-of-range value.
/cadastro/incluir_dados_complementares.asp, line 111


e ainda faltam 2 etapas.

O que me parece é que não há cultura web por parte dos responsáveis por este jornal, o que fizeram foi simplesmente transplantar um modelo físico para um mundo virtual. Porém as coisas não funcionam assim, as regras para as publicações tradicionais do papel não servem para as publicações on-line, ou ao menos não deveriam servir. As empresas que insistem neste modelo ficarão cada vez mais longe das vistas daqueles leitores que gostariam de atingir.

Na web não há tempo a se perder... Na web a informação sempre é instantânea, não importando se ocorreu há um século ou há um segundo, quem determina o tempo é o internauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário