segunda-feira, 17 de maio de 2010

Exercicio de personalização da noticia, produzindo tres textos diferentes, para tres tipos diferentes de público

a) um texto para ser lido pelo avô do aluno;
b) um texto para ser lido por um amigo/a ou namorada/o;
c) um texto para ser lido pelo chefe no trabalho, ou para um professor.

Para produzir o texto, cada aluno/a deve identificar três características próprias de cada um dos três públicos citados e adaptar os textos a estas especificações.

O texto base para o exercício de personalização de notícias é o seguinte:

Com 81 anos de idade, o croata Frano Selak "enganou a morte" sete vezes antes de ganhar 600 mil libras esterlinas na loteria, cerca de R$ 1,5 milhão. Agora, ele está doando toda sua fortuna para ter uma vida mais simples, por pura opção.
O croata sobreviveu a quedas de avião, acidentes de trem e outras desgraças nas últimas décadas. Quando ganhou na loteria, há cinco anos, comprou casas de luxo e se casou cinco vezes. Mas agora tudo mudou. Ele doou todo seu dinheiro para familiares e amigos e está voltando para o vilarejo onde nasceu.
"Dinheiro não traz felicidade", argumentou ele."Tudo o que eu preciso agora, na minha idade, é minha Katarina", disse ele, se referindo à mulher.

===================================

Texto para ser lido pelo avô do aluno


Um croata de 81 anos enganou a morte 7 vezes antes de ganhar R$ 1,5 milhão na loteria. Ele sobreviveu a quedas de avião, acidentes de trem e outras desgraças nas últimas décadas e por fim ainda ganhou na loteria há cinco anos, comprou casas de luxo e se casou cinco vezes.
Argumentando que dinheiro não traz felicidade, Ele doou todo seu dinheiro para a  familia e os amigos e está voltando para o vilarejo onde nasceu dizendo que tudo o que eu precisa agora, na idade dele, é "minha Katarina", disse ele, se referindo à mulher.

Texto para ser lido por um amigo/a ou namorada/o;


Um croata de sorte enganou a morte 7 vezes antes de ganhar R$ 1,5 milhão na loteria. Depois de sobreviver a quedas de avião, acidentes de trem e outras desgraças nas últimas décadas, quando ganhou na loteria, há cinco anos, comprou casas de luxo e se casou cinco vezes.Aos 81 anos, argumentando que dinheiro não traz felicidade, Ele doou todo seu dinheiro para familiares e amigos e está voltando para o vilarejo onde nasceu. "Tudo o que eu preciso agora, na minha idade, é minha Katarina", disse ele, se referindo à mulher.

Texto para ser lido pelo chefe no trabalho, ou para um professor.

Aos 81 anos de idade, o croata Frano Selak "enganou a morte" sete vezes antes de ganhar 600 mil libras esterlinas na loteria, cerca de R$ 1,5 milhão. Ele está doando toda sua fortuna para ter uma vida mais simples, por pura opção.
O croata sobreviveu a quedas de avião, acidentes de trem e outras desgraças nas últimas décadas. Quando ganhou na loteria, há cinco anos, comprou casas de luxo e se casou cinco vezes. Agora  Ele doou todo seu dinheiro para familiares e amigos e está voltando para o vilarejo onde nasceu.
"Dinheiro não traz felicidade", argumentou ele."Tudo o que eu preciso agora, na minha idade, é minha Katarina", disse ele, se referindo à mulher.

Um comentário:

  1. OI Adriano,
    Os teus textos para o avô e para o amigo estão bons. A unica coisa que me chamou a atenção foi o uso da palavra argumentando, que soa mais para jornal do que para uma linguagem coloquial. No texto para o chefe, a idade já não conta tanto e sim o fato do cara ter chegado à conclusão de que não precisava de dinheiro. A grande preocupação de um chefe é quase sempre ganhar dinheiro e o caso do croata funciona, neste caso, como um paradoxo, que pode chamar a atenção de quem ouve a historia.
    Abração
    Castilho

    ResponderExcluir